10 Razões Porque Ninguém Precisa de Alimentos Transgênicos

10 Razões porque ninguém precisa de alimentos transgênicos foi traduzido de "10 Reasons to Avoid Genetically Modified Foods", de Mercola.com, com informação colheita de GMWatch,
http://www.gmwatch.org/10-reasons-why-we-dont-need-gm-foods.html
Obrigada, Valeria, pela tradução!

1. Alimentos transgênicos não resolverão a crise alimentar.

Um relatório de 2008, do Banco Mundial, concluiu que o aumento da produção de biocombustíveis (cultivos destinados à produção de combustível em vez de alimentos) é a principal causa do aumento dos preços dos alimentos. A gigante transgênica Monsanto tem encabeçado o lobby para os biocombustíveis, ao mesmo tempo em que lucra enormemente com a crise alimentar resultante, e a usa como uma oportunidade de promover alimentos transgênicos!

2. Culturas transgênicas não aumentam o rendimento da produção.

Apesar das promessas, os transgênicos não aumentaram o potencial de rendimento de qualquer cultura comercializada. De fato, estudos mostram que o cultivo transgênico mais amplamente cultivado, a soja transgênica, sofreu uma diminuição de rendimento.

3. Culturas transgênicas aumentaram a utilização de pesticidas.

Dados do governo dos E.U. mostram que, naquele país, os cultivos transgênicos têm produzido um aumento global, e não uma diminuição, no uso de pesticidas, em comparação com as culturas convencionais.

4. Existem melhores formas de alimentar o mundo.

Um importante relatório patrocinado pela ONU/Banco Mundial, compilado por 400 cientistas e aprovado por 58 países, concluiu que os cultivos transgênicos têm pouco a oferecer à agricultura mundial e aos desafios da pobreza, da fome, e das mudanças climáticas, porque já existem alternativas melhores.

5. Outras tecnologias agrícolas são mais bem sucedidas.

Manejo Integrado de Pragas e outros métodos inovadores de baixo custo ou biológicos (orgânicos) para controle de pragas e aumento do rendimento de produção têm se mostrado altamente eficaz, especialmente nos países em desenvolvimento.

6. Alimentos transgênicos não têm se mostrado seguro para consumo.

A modificação genética é uma forma imprecisa e grosseira de incorporar nas culturas material genético alheio, com conseqüências imprevisíveis. Os alimentos transgênicos resultantes têm sido submetidos a testes de segurança pouco rigorosos e de curto prazo, mas os testes na alimentação animal têm revelado preocupantes efeitos sobre a saúde deles.

7. Uso dissimulado de transgênicos nos alimentos para animais - sem o consentimento do consumidor

Carnes, ovos e produtos lácteos provenientes de animais criados com os milhares de toneladas de alimentos transgênicos importados para a Europa não estão sendo rotulados. Alguns estudos mostram que se as culturas transgênicas são administradas aos animais, material geneticamente modificado pode aparecer nos produtos deles derivados, e que a saúde dos animais pode ser afetada.

8. Culturas geneticamente modificadas são, a longo prazo, um desastre econômico para os agricultores.

Um relatório de 2009 mostrou que os preços das sementes geneticamente modificadas na América têm aumentado dramaticamente, reduzindo o rendimento médio dos agricultores que as cultivam.

9. Transgênicos e não-transgênicos não podem coexistir.

A contaminação por transgênicos dos alimentos convencionais e orgânicos está crescendo. Foi constatado que um arroz transgênico não aprovado, cultivado por apenas um ano em ensaios de campo, contaminou em grande extensão a produção de arroz e o estoque de sementes dos E.U. No Canadá, a indústria extrativista de oleaginosas orgânicas foi destruída pela contaminação de oleaginosas geneticamente modificada. Na Espanha, um estudo revelou que o milho geneticamente modificada "tem causado uma drástica redução nos cultivos orgânicos do grão e está fazendo a sua coexistência praticamente impossível."

10. Você não pode confiar em empresas que manipulam geneticamente.

As grandes empresas de biotecnologia e seus alimentos geneticamente modificados têm uma história terrível de contaminação tóxica e decepção pública. Manipulação genética é atraente para elas porque lhes garante patentes que permitem o controle do monopólio sobre a oferta de alimentos do mundo. Eles passaram a perseguir e intimidar os agricultores pelo "crime" de guardar sementes patenteadas ou "roubar" os genes patenteados - mesmo quando esses genes adentram os campos dos agricultores por contaminação acidental, através de vento ou insetos.

Top of Page

Ir à Saude Natural Portugues page de alimentos transgenicos.

Ir à Natural Health Remedies and Strategies home page de alimentos transgenicos.

Read in Your Language!


Please support our sponsors:

Radiation Protection
Recommended
Products

Moxxor Mercury-free
iHerb - The Best Overall Source for Natural Products