Proteger a tireóide é vital para a manter sua família segura após um acidente nuclear!

Thyroid Protection - Potassuim Iodide

Proteger a tireóide é primordial em caso de um acidente nuclear.

Ação oportuna pode ajudar a prevenir o câncer de tireóide, segundo a OMS. À luz dos recentes acontecimentos trágicos no Japão, vamos explicar aqui uma maneira simples e de baixo custo que pode ajudar a proteger a sua família se você estiver em perigo de ser exposto à precipitação radioativa do acidente do reator nuclear no Japão.

Relatórios contraditórios estão surgindo em relação à condição real dos reatores nucleares afetados no Japão. Parece ser que o governo japonês e grande parte da mídia podem estar tentando fazer as coisas pareceram não tão ruins como eles podem realmente estar em relação ao acidente nuclear desta semana, o resultado do terremoto e do tsunami.

Não há garantias de que os funcionários dessas instalações nucleares serão capazes de manter as coisas sob controle. Apenas nos próximos dias saberemos.

O que sim sabemos é que o governo está evacuando centenas de milhares de pessoas da região e estão se preparando para o pior. Os peritos independentes estão sendo muito cautelosos, mas expressam as suas preocupações de que é possível que aconteça o pior.

Aqui está a grande pergunta

Se há um colapso ou uma explosão nos centrais nucleares, quanto tempo haverá para tomarmos medidas para proteger a tireóide nossa--e a de nossas famílias e entes queridos--desde o momento em que o desastre aconteça?

Vai depender da distancia entre você e o acidente, e do momento no qual você souber sobre o perigo na sua área.

Uma vez que o material radioativo atinge a atmosfera e é carregado pelo vento, há uma grande possibilidade que fallout nuclear radioactivo e chuva ácida generalizado cheguem centenas e até milhares de quilômetros de distância.

Revisitando Chernobyl

Emissoes de radiação nessa escala não não são eventos "locais". Pesquisadores da Organização Mundial de Saúde localizaram e contaram com precisão as vítimas de câncer de Chernobyl e ficaram surpresos ao descobrir que "o aumento da incidência [de câncer de tireóide] tem sido documentada até 500 km do local do acidente ... doses significativas de iodo radioativo podem ocorrer centenas de quilômetros do local, além de zonas de planejamento de emergência."1

Proteger a Tireóide: Aqui está a coisa mais importante que você pode fazer!

A primeira coisa que você pode fazer para proteger-se e proteger seus queridos contra danos à tireóide provenientes da exposição à contaminação radioativa do desastre no Japão, ou quase qualquer outra situação radioativo, é conseguir iodeto de potássio em comprimidos ou líquido.

Uma farmácia de manipulação deve ser capaz de preparar os comprimidos ou o líquido de iodeto de potássio para você.

Por que usar iodeto de potássio para proteger a tireóide?

No caso de um acidente nuclear ou de ataque a uma usina nuclear, radionuclídeos de fissão voláteis podem ser emitidos, dos quais o iodo-131 (também chamado de radia-iodo) é um dos subprodutos mais comuns - e um subproduto particularmente perigosa, devido à o fato de que se concentra na glândula tireóide. Isso pode levar a câncer de tireóide.

É por isso que a proteger a tireóide é tão importante.

Quando o corpo tem suficiente iodo estável antes de ser expososto ao iodo-131, então o iodo-131, quando inalado ou ingerido, tende a ser excretado na urine.2

Em outras palavras, se o seu corpo tem todo o iodo estável que precisa, então, se você está exposto a iodo radioativo (iodo-131), seu corpo não irá assimilá-lo. Ele só passa o iodo radioativo fora na urina.

Mas se você é deficiente em iodo e que for exposto a pequenas quantidades de iodo radioativo—ainda sendo quantidades pequenas-- a sua glândula tiróide irá absorvê-lo. Outros órgãos vitais podem ficar expostos através do sistema linfático.

Seu corpo não pode distinguir a diferença entre o iodo estável e iodo radioativo.

Quando você deve tomar iodeto de potássio?

Uma vez que existem efeitos colaterais de tomar iodeto de potássio, você deve ter certeza de que você precisa antes de tomar. Em caso de dúvida, você vai ter que pesar os riscos. Por favor, veja abaixo mais informações sobre os efeitos negativos do uso de iodeto de potássio.

Dito isso, você deve tomar iodeto de potássio o mais rapidamente possível após ter sido avisado de um desastre ou acidente nuclear na qual material radioativo pode atingir a área onde você esteja. A FDA diz que o iodeto de potássio funciona melhor se for tomado dentro de 3 a 4 horas de ser exposto. É por isso que nós estamos sugerindo que você tem este produto a mão em casa.

Outra razão muito importante para ter iodeto de potássio a mão, é que quando um acidente do reator nuclear de fato ocorre, suprimentos irão desaparecer muito rapidamente. Caso em questão: Quando começamos a escrever este artigo há algumas horas atrás, o nosso fornecedor preferido de produtos fitoterápicos teve seus produtos de iodeto de potássio em estoque. Mas agora, apenas algumas horas depois, eles estão completamente esgotados!

Como alguém sabiamente disse: "É melhor tê-lo e não precisar dele, do que precisar e não ter."

O iodo radioativo tem uma meia vida muito curta. Isso significa que se decompõe e se torna estável rapidamente. Então, isso normalmente seria o tipo de emergência em que você tomar uma dose só de iodeto de potássio (salvo decisão em contrário por parte das autoridades de saúde) e então você estaria protegida.

Tenha cuidado com a data de validade, já que se o produto é muito antiga (geralmente fica amarelada quando é oxidado) você não deve usá-lo.

Mas o produto é tão barato, que realmente é uma daquelas coisas que em uma emergência, ter-lo na mão e usá-lo pode fazer a diferença entre saúde e doença.

O iodeto de potássio fornece proteção para a tireóide, mas--que sobre o resto do meu corpo?

Infelizmente, iodeto de potássio não protege o corpo dos outros radionuclidos. Em muitos processos nucleares, o iodo-131 (o iodo radioativo do qual estamos falando em relação a tireóide) é o principal derivado. Mas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), "O iodeto de potássio não pode proteger contra quaisquer outras causas de envenenamento por radiação, nem pode fornecer grau nenhum de proteção contra bombas sujas que produzem radionuclídeos diferentes dos isótopos de iodo."

Qual é a dose recomendada para a proteger a tireóide?

A dosagem recomendada para emergências radiológicas envolvendo iodo radioativo são os seguintes:

12 anos ou mais: 130 mg
3-12 anos: 65 mg
1-36 meses: 32 mg
Menos de um mês de idade: 16 mg

Nossas sinceras orações estão com o povo do Japão neste tempo de tragédia, e continuarão estando.

Recursos para a Protecção da Tireóide

Proteja a sua saúde (e sua tireóide) com iodeto de potássio em caso de uma emergência nuclear ou evento de terrorismo Este artigo da Natural News por Dani Veracity dá muita informação sobre os riscos associados com a tomada de iodeto de potássio, e fornece referências a outros recursos, se você precisa deles. (Em Inglês)

Perguntas frequentes sobre iodeto de potássio (KI) Este é o FAQ do FDA sobre o uso e orientação sobre o uso de iodeto de potássio. (Em Inglês)

Nossa recomendação: Mundo Orgânico, Liguido de Iodeto de Potássio Essa marca parece ser uma das mais naturais que há, e a loja é o iHerb, uma das nossas preferidas também. Dão bom serviço e não vendem produtos fora da validez. Você pode até ver a data de validade do produto que está comprando no checkout. E você ganha um desconto de 5 dólares EUA, usando o nosso Cupão Código: SEQ577 Late News Flash! iHerb agora está fora de estoque de todos os produtos de iodeto de potássio. Esta é uma boa razão para tê-lo sempre à mão.

Preparação para Emergências - iodeto de potássio (KI) Centro de Controle de Doenças e Prevenção, Preparação e publicação de resposta para perigo de radiação específica. (Em Inglês)

Referências para a Proteger a Tireóide

1. World Health Organization, Guidelines for Iodine Prophylaxis Following Nuclear Accidents, Update 1999. World Health Organization, Geneva
2. Potassium Iodide from Wikipedia

Top of Page

Go to Natural Health Remedies and Strategies home page from Proteger a Tireóide page.

Read in your language!

Please support our sponsors:

Radiation Protection
Recommended
Products

Phi Sciences
Moxxor Mercury-free
Zeohealth Zeolite Pure
iHerb - The Best Overall Source for Natural Products

GoldMoney. The best way to buy gold & silver